quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HERMES TRISMEGISTOS

Gilberto Schoereder

Seu nome significa "Hermes, o três vezes grande", e é um dos mais conhecidos entre esotéricos, ocultistas e magos de todo o planeta.

GERALMENTE, HERMES TRISMEGISTOS É tido como o nome de um conjunto de pessoas responsáveis pela elaboração de textos que formam a base do hermetismo e que seriam o resultado de milhares de anos de conhecimento oculto da civilização egípcia. Outras vezes, seu nome é associado a uma pessoa específica, um grande conhecedor dos segredos ocultos; e ainda, é vinculado ao deus egípcio Thot que, como o deus grego Hermes, era o deus da escrita e da magia. Assim, muitos estudiosos entendem que os dois deuses foram combinados para formar Hermes Trismegistos, o patrono da astrologia e da alquimia.

Segundo o historiador da magia e pintor surrealista Kurt Seligmann (1900-1962), o deus Hermes era um deus dos colonos gregos no Egito, que haviam identificado os deuses gregos com os deuses de sua terra de adoção. Ao humanizarem Thoth/Hermes, transformando-o num rei lendário que governou por 3.226 anos, também se passou a dizer que ele tinha escrito dezenas de milhares de livros sobre as leis gerais da natureza. Posteriormente, esses números foram diminuídos para 42 livros que, na verdade, eram escrito anônimos sobre a filosofia egípcia, sob o ponto de vista dos gregos. Eles foram, então, atribuídos a Hermes Trismegistos e vieram a formar a base do hermetismo.

A designação hermetismo (ou hermética) foi bastante utilizada na Europa principalmente na Idade Média e Renascença, representando uma variação da alquimia, magia, astrologia e filosofia, repleta de símbolos e metáforas.

Com o "renascimento" do interesse por Hermes Trismegistos durante a chamada Nova Era, muitos ocultistas modernos passaram a sugerir que os textos têm origem no tempo dos faraós e que os 42 livros originais e essenciais contendo o principal do conhecimento, filosofia e crenças religiosas da época continuam erdidos ou escondidos. Mas os historiadores não sustentam essa versão.


Hermes Trismegistos é considerado um grande mago. Na ver­dade, para os egípcios ele era a encarnação do deus Thoth


Egdar Cayce (1877 -1945) também citou Hermes ou Thoth como um engenheiro proveniente da Atlântida, responsável pela construção das pirâmides do Egito.

fonte: Grandes Magos - nº 24 - Sexto Sentido Especial



Os escritos herméticos:
Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras Gregas, e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, as quais são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegisto ("Hermes três vezes grande"). Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo em seu aspecto teosófico. O período bizantino é marcado por uma outra coleção de obras herméticas, que também são relacionadas ao Hermes Trismegisto, e contêm uma tradição hermética popular a qual é composta essencialmente por escritos relacionados a astrologia, magia e Alquimia. Esta versão popular encontra sustentação ou base nos diálogos Hermeticos, apesar dele se distanciar da magia.

A prática da magia entretanto não está distante das praticas realizadas no antigo Egito, a qual em uma última análise é a fonte de todos os diálogos herméticos, pois o hermetismo lá floresceu, e portanto estabelece uma conexão entre as duas tradições Hermeticas: filosófica e magia.

O livro Caibalion foi escrito no final do século XIX por três iniciados que registraram as Sete Leis do Hermetismo. Não é um livro oriundo da era pré-cristã como se supõe.

O hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação ou iluminação no Oriente.
Fonte: Revista Sexto Sentido


http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/espiritualistas2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário