sábado, 12 de março de 2011

MAGO OU BRUXO

CIÊNCIAS OCULTAS (OCULTISMO) é o conhecimento TEÓRICO das leis ocultas do universo, já a MAGIA se difere do Ocultismo por ser PRÁTICA, mas só pratica a magia quem conhece as Ciências Ocultas e quem tem esse conhecimento só pode ser um MAGO.

Um mago usa e domina, as forças da natureza.

Mago ou Magi, plural da palavra Persa antiga magus, significando tanto imagem quanto "um homem sábio", que vêm do verbo cuja raiz é "meh", significando grande, e em sânscrito, "maha". Mago usualmente denota aquele que pratica a magia ou ocultismo.

BRUXA é um termo português quase equivalente a FEITICEIRA. Uma bruxa é uma pessoa que manipula determinadas energias e tem conhecimentos sobre determinadas forças da natureza.

Um Bruxo usa as forças, mas não as domina.

Feiticeiro(a)s, bruxo(a)s, curandeiro(a)s possuem o dom, mas não o conhecimento profundo das forças elementais da natureza oculta. Um bruxo, um feiticeiro, tem grandes conhecimentos práticos de encantamentos, simpatias, fórmulas, plantas curativas, feitiços, mas não tem o controle total sobre essas forças. Usam elas, mas não as controlam.

Os Pajés e Xamãs ( chamados de feiticeiros) são conhecedores de rituais primitivos, lidam diretamente com os elementos da natureza e seus elementais.

Um Xamã é um sacerdote, um conhecedor de técnicas, a função mais importante de um Pajé e um Xamã é CURAR, defendem a tribo contra as forças do mal, indicam os melhores lugares para caça, pesca, controlam o tempo, o destino e o futuro da tribo, partos, doenças, aconselhamento, etc.

Os Feitiços estariam relacionados a encantos e seduções. Pajés e Xamãs por praticarem feitiços são também chamados de bruxos.

Feitiço seria a transmutação de algo, uma mudança do natural através de palavras e gestos.

Muitas Bruxas por praticarem Magia Branca, preferem ser chamadas de Feiticeiras. No entanto Feiticeiro pode ser usado tanto para praticantes de Magia Branca (ajudar o próximo) como para praticante de Magia Negra (prejudicar o próximo).

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/magia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário